Understanding the relationship between depression and alcohol among students

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Revista publicada: The Neuroscience of Depression

Este capítulo do livro “The Neuroscience of Depression” explora as complexas interações entre depressão, uso de álcool e ideação suicida em estudantes, destacando a importância de variáveis como suporte social e motivações para o consumo de álcool.

A depressão e o uso de álcool apresentam prevalências mais altas entre estudantes em comparação com a população geral, frequentemente coexistindo e contribuindo significativamente para o ônus emocional e comportamental nesse grupo. Essas condições variam consideravelmente em diferentes contextos acadêmicos—ensino médio, universitário e outros níveis—e estão associadas a variáveis relacionadas ao álcool, como uso e transtornos por uso de álcool. Adicionalmente, depressão e uso de álcool estão positivamente correlacionados com ideação suicida entre estudantes, além de estarem relacionados com ansiedade e demonstrarem diferenças entre gêneros. O suporte social surge como um fator protetor essencial para prevenir a progressão de sintomas depressivos para ideação suicida. As principais motivações para o consumo de álcool—melhoria, socialização, enfrentamento e conformidade—, junto com traços de impulsividade e pensamento ruminativo, medeiam a relação entre sintomas depressivos e uso de álcool. Expectativas positivas explicam parcialmente o uso de álcool devido às consequências positivas de curto prazo, mas estão associadas a consequências negativas a longo prazo. Estes achados sublinham a necessidade de intervenções direcionadas que considerem essas dinâmicas complexas para efetivamente apoiar estudantes em risco.

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